Líder religioso afirma: «que água quente e azeite é a cura para problemas mentais”

Seitas

Líder religioso afirma: «que água quente e azeite é a cura para problemas mentais”*

 

A moda pegou, e, pelos vistos, atravessou a fronteira. Dois cidadãos angolanos, entre os quais uma mulher fazem parte de um grupo de fiéis cuja decisão de procurarem assistência junto da Igreja Apostólica Protestante da Namíbia acabou da pior maneira. Foram amarrados a árvores e a rochas, num processo supostamente destinado a curá-los do mal que os levou a visitarem um retiro daquela congregação situado em Sauyemwa, Rundu, norte da Namíbia.

O caso está a ser objecto de uma investigação da polícia namibiana. Willie Bampton, comissário da polícia no Kavango, anunciou o lançamento de uma investigação. “Este tipo de tratamento é inaceitável. Não há nada que justifique este tipo de tratamento. Isto constitui uma violação aos direitos das pessoas».

Enquanto isso, Fransiska Hamutenya, chefe dos serviços sociais do Ministério da Igualdade, disse que os angolanos e outros “pacientes” vivem uma situação

deplorável no retiro da igreja Apostólica, no Rundo. Entrevistada pelo diário «New Era», aquela especialista disse que “mesmo que se tratassem de pessoas com problemas mentais, o que ainda não foi provado, isto não dá a ninguém o direito de fazer o que eles estão a fazer”. Ela recomendou às famílias namibianas e angolanas que procuram assistência para casos de saúde a irem a uma Instituição especializada situada em Windhoek.

Por sua vez, o reverendo Moses Matyayi, líder da Igreja Apostólica Protestante, em Sauyemwa, disse que o que se passa ali não é nenhuma heresia ou ofensa. Venerado por alegadamente ser dotado de poderes especiais para curar algumas doenças, ele não tem mãos a medir em relação ao que pode fazer. “ Já houve aqui pessoas que vieram de muletas e bengala, e que saíram daqui a andar pelos próprios pés.”

Moses Matyayi diz que não faz mais porque o hospital não recebe ajuda de ninguém. Interrogado sobre as condições a que são sujeitos alguns pacientes, disse que houve quem tivesse fugido antes do fim do tratamento. “Ninguém sai daqui sem estar curado” disse ele ao «New Era». O segredo da cura, diz Moses Matyayi, está na bíblia. Citou a propósito uma passagem do livro sagrado. “ João 5:2 e Exodos 27:20 que dizem «que água quente e azeite é a cura para problemas mentais”.

Este tipo de tratamento não é exclusive daquela igreja. Em Angola, Papá Kitoco adoptou prática igual para “recuperar” doentes mentais.

Novo Jornal

* Titulo original: Fiéis angolanos amarrados a árvores e rochas!:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: