Nelson Mandela acusado de ter traído a luta do povo negro

Nelson Mandela acusado de ter traído a luta do povo negro

JOANESBURGO, 13 JUN (AIM) – A Liga da Juventude da Organização do Povo da Azânia (AZAPO), um ex-movimento de libertação na África do Sul, hoje com um assento na Assembleia Nacional (NA), o parlamento, quer que o antigo Presidente sul-africano, Nelson Mandela, peça desculpas a nação, por alegadamente ter ‘traído’ a luta dos negros naquele país vizinho de Moçambique.

Amukelani Ngobeni, presidente da ala juvenil da AZAPO, disse que Mandela não estará em paz se não considerar o apelo do partido de pedir desculpas, por ter ‘traído a luta do povo negro, através das negociações secretas” mantidas com o governo do ‘apartheid”.

Ngobeni afirmou que Mandela comprometeu-se a mudar a Constituição, processo cujos resultados estão a tornar difícil o governo a melhorar a prestação dos serviços.

‘Muitos dos seus amigos não tiveram a oportunidade de pedir desculpas antes de morrerem e ele (Mandela) deve considerar esta sorte que tem, de modo a descansar em paz, antes que seja tarde,’ de acordo com Ngobeni.

Realçou que a África do Sul é uma das sociedades com maiores desigualdades em todo o mundo, em resultado do que chamou de “egoismo” de Mandela.

Apesar da África do Sul possuir reservas em recursos naturais, ‘ os sul-africanos continuam a não usufruir desta riqueza, porque Mandela não foi capaz de esperar que não fosse o primeiro Presidente negro do país”.

‘Que paz e reconcliação é esta quando as pessoas estão a morrer de fome? Que paz e reconciliacao quando as pessoas são desempregadas? O que a paz e a reconciliação significam para um país onde as crianças estudam em baixo das árvores e sem livros?’, questionou.
(AIM)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s