EUA dispostos a trabalhar com governo de transição

EUA dispostos a trabalhar com governo de transição

 

Flag Guinea-Bissau

Bissau, 19 junho – Os Estados Unidos de América anunciaram ontem que vão trabalhar com “qualquer pessoa que queira dirigir o povo da Guiné-Bissau para o progresso” e afirmam que existe um Governo de facto a governar o país.

A posição dos Estados Unidos foi revelada hoje aos jornalistas por Russell Hanks, diretor de programas da embaixada americana em Dacar, Senegal, que cobre também a Guiné-Bissau.

O responsável americano foi recebido hoje em audiência pelo primeiro-ministro de transição guineense, Rui de Barros, com quem disse ter havido uma conversa com vista a encontrar as formas para que os Estados Unidos possam ajudar a Guiné-Bissau.

“São contactos normais entre os Estados Unidos e todos os partidos na Guiné-Bissau. São encontros exploratórios para vermos como ajudar a resolver os problemas recentes e antigos para fazer avançar o país”, afirmou Russell Hanks, quando questionado sobre o motivo da audiência com Rui de Barros.

“O desenvolvimento deste país é o mais importante. Estamos interessados na situação do povo deste país, pelo progresso do povo”, acrescentou Hanks.

Confrontando com o facto de os Estados Unidos dizerem que não reconhecem o Governo de transição mas mesmo assim ter feito uma visita ao primeiro-ministro, Hanks disse não existir nenhuma contradição de posições.

“Para a comunidade internacional cada país tem interesses e razões para reconhecer ou não as novas autoridades do país”, sublinhou.

“Em termos internacionais dois factos são importantes: Existe um país aqui, livre. Está aqui um governo, quer seja legítimo ou não, é um governo que está a governar. Estamos dispostos a trabalhar com qualquer pessoa que quer dirigir o povo para o progresso”, afirmou Russell Hanks.

MB.

Lusa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: