Isaías Samakuva leva Semanário Angolense à DNIC

Isaías Samakuva leva Semanário Angolense à DNIC

Salas e Eurico na sexta-feira

Os jornalistas Salas Neto e Jorge Eurico terão sido ouvidos nesta sexta-feira no Departamento de Crimes Selectivos da Direcção Nacional de Investigação Criminal, no quadro do processo judicial instaurado pelo presidento do Galo Negro, Isaías Samakuva, sob a acusação de calúnia e difamação contra a sua pessoa, na sequência de uma notícia publicada no Semanário Angolense sobre alegadas movimentações irregulares de dinheiros do seu partido para contas no estrangeiro.

A matéria, da autoria de Jorge Eurico, foi publicada na edição n.º 459, de 31 de Março de2012, do SA sob o título «Dinheiro Estranho em Contas de Samakuva no Estrangeiro».

Jorge Eurico dizia na matéria ter em sua posse documentos que indiciavam essas movimentações, tendo, no entanto, confrontado Isaías Samakuva com os elementos noticiosos em sua posse, antes de se decidir pela sua publicação, estranhando por isso o passo dado pelo presidente do maior partido da oposição, no que parece ser uma cruzada sua contra alguns órgãos da nossa imprensa.

Ao que soube o Semanário Angolense, Isaías Samakuva teria sido mesmo aconselhado a desistir do processo por correligionários seus dos mais altos escalões do seu partido, mas, ao que tudo indica, teimoso, ele preferido avançar mesmo com o processo, que está a ser conduzido pelo instrutor Luís Tavares.

O jornalista Salas Neto, que então se encontrava no estrangeiro, vê-se envolvido no processo, inscrito na DNIC sob o número 415/012, apenas na sua qualidade de director da publicação.

A UNITA fez o anúncio de que iria avançar com o processo a 5 de Abril, depois de mandar os seus advogados participar da suposta existência de «dinheiros estranho» em contas no estrangeiro à Procuradoria-Geral da República Portuguesa, para junto do Banco Montepio apurar a veracidade da informação.

Então, o Galo Negro refutava a notícia avançada pelo SA, dizendo que Isaías Samakuva nunca teve conta bancária no Montepio Geral de Portugal, nem alguma vez foi seu associado mutualista, o que se pode comprovar por jamais ter pago alguma jóia de inscrição na referida instituição.

«Estamos perante um crime puro e vil de difamação e calúnia, que visa ofender directamente a honra pessoal do presidente da UNITA, o seu decoro e o seu prestígio perante a sociedade angolana, além de obter lucros com fins eleitoralistas», referia o comunicado do Galo Negro. AUNITA alegava ainda que a informação avançada pelo SA se enquadra numa campanha persistente e insidiosa que visa macular o bom nome do Galo Negro e do seu presidente.

Entretanto, dias antes da divulgação do comunicado de imprensa, um responsável do Conselho Fiscal do Galo Negro contactou, telefonicamente, o jornalista do SA responsável pelo assunto a solicitar os documentos em posse deste jornal para fazer uma investigação a propósito.

Claro que a solicitação não foi satisfeita, pelo facto da documentação em questão ter sido apresentada ao próprio Isaías Samakuva pelo jornalista do SA, quando, antes da publicação da notícia, buscava o necessário contraditório do visado, tal como está expresso na matéria que chegou a público, não se compreendendo por isto mesmo este «arreganho» de procedimento judicial do Galo Negro.

Por ter feito o que lhe competia em relação à confrontação das fontes e quejandos, o SA está tranquilo.

SA

Anúncios

2 pensamentos sobre “Isaías Samakuva leva Semanário Angolense à DNIC

  1. angola e uma vergonha o povo sofre o idh e dos piores do mundo corrupçao alcança niveis alarmantes e, os governantes se fazem de vitima qdo sao noticiadoseder meu deus?tem tanto angolano inteligente fora de angola mais nimguem vl quando isso vai suco pegos tirando pra nao dizer roubando o q e do povo ateçogl

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s