Nkosozana Zuma eleita presidente da comissão da União africana

Etiópia

Nkosozana Zuma eleita presidente da comissão da União africana

Addis Abeba (Do enviado especial) – A sul-africana Nkosozana Zuma, candidata da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), foi eleita, na noite deste domingo, em Addis Abeba (Etiópia), presidente da Comissão da União Africana (UA).
A eleição da actual ministra do interior sul-africana ocorreu na XIX Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da UA, iniciada neste domingo na capital etíope.
Nkosozana Zuma venceu na quarta ronda do pleito o gabonês Jean Ping, que concorria à sua sucessão ao cargo, que se responsabiliza pelas questões de gestão e administração da organização.
Na XVIII Cimeira de Janeiro deste ano nenhum dos contendores tinha alcançado dois terços dos votos, e caso o resultado se mantivesse seriam obrigados a retirar as respectivas candidaturas e permitir que outros disputassem a vaga.
O presidente em exercício da UA e da República do Benin, Boni Yayi, informou que os comissários e outros membros da comissão da União Africana deverão ser eleitos a posterior.
Adiantou que se procurará privilegiar uma melhor gestão da organização.
Enalteceu o gesto do presidente gabonês, Ali Bongo, por ter cumprimentado a vencedora, e o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, apesar de o seu candidato e compatriota não ter sido eleito.
Angop
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s