Mais de 50 empresas no concurso público para Pólo Industrial de Fútila, em Cabinda

 

IMG_1431

 

Luanda – Mais de 50 empresas inscreveram-se no concurso público, aberto em julho, para a criação de infraestruturas básicas do Pólo Industrial de Fútila (PIF), na província angolana de Cabinda, orçado em 36,6 milhões de dólares (28 milhões de euros).

 

Citado pela agência Angop, o secretário provincial da Indústria, Geologia e Minas de Cabinda, Geraldo Ndubo Paulo, salienta que foram já feitos estudos de impacto ambiental e sobre a divisão de espaço a ser ocupado por cada uma das 56 empresas já inscritas.

 

 

 

O projeto, criado em 1998, localiza-se na planície de Malembo, 30 quilómetros a norte da cidade de Cabinda, ocupando uma área de 2.345 hectares, dos quais 112 são para a primeira fase, em que 12 das 56 empresas inscritas vão operar nas obras para a criação de infraestruturas, nomeadamente arruamentos, água e energia elétrica.

 

 

 

O PIF, que é comparticipado pelo Banco Mundial, pela petrolífera angolana Sonangol, e os governos central e provincial de Cabinda, entre outras empresas não especificadas, vai criar dois mil postos de trabalho diretos.

 

 

 

O projeto prevê a instalação de fábricas de acetileno, sabão, sabonete, indústrias transformadoras, de materiais de apoio à indústria petrolífera e de construção civil, cerâmica, transformação de madeira, asfalto, betão, moagem e ração animal.

 

 

 

Segundo Geraldo Ndubo Paulo, o projeto prevê igualmente a instalação de uma unidade industrial de siderúrgica e de transformação de sucata, a implantação de unidades agroindustriais e pecuárias e de sumo natural.

 

 

 

Aquele responsável acrescentou que o suporte energético será assegurado pelas duas turbinas a gás e diesel, com capacidade de 35 megawatts cada, inauguradas em agosto passado, durante a campanha eleitoral para as eleições gerais de 31 de agosto pelo Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos.

 

 

 

Lusa

 

 

 

Anúncios

2 thoughts on “Mais de 50 empresas no concurso público para Pólo Industrial de Fútila, em Cabinda

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: