Mais de trezentos cidadãos detidos por exercício ilegal da actividade médica e enfermagem

 

Saúde

Angop
Muitos enfermeiros no país exercem de forma ilegal a sua actividade
Muitos enfermeiros no país exercem de forma ilegal a sua actividade
Luanda – Trezentos e 46 cidadãos foram detidos, de Janeiro a Setembro deste ano, no país, por exercício ilegal da actividade médica e de enfermagem, soube nesta quarta-feira, a Angop de fonte policial.
Segundo o inspector da Polícia Económica, Cristiano Francisco, pelos crimes, estes cidadãos incorrerem na pena de um a dois anos de prisão, previsto no Artigo 236º do código penal, que penaliza o exercício ilegal de função pública ou profissão titulada.
“Grande parte destes indivíduos faziam-se passar por falsos médicos ou enfermeiros, pondo em risco vidas humanas”, a exemplo de um cidadão que efectuava cirurgias num posto de saúde, no município do Sambizanga, em Luanda.
Acrescentou que a Polícia Económica apreendeu, no mesmo período, 16 mil 630 quilogramas de medicamentos diversos avaliados em perto de nove biliões de kwanzas.
A maior quantidade de medicamentos foi apreendida nos mercados informais e em posse de vendedores ambulantes. Dos lotes também constavam medicamentos deteriorados postos à venda em algumas instituições.
Cristiano Francisco fez saber que a Polícia continua a fiscalizar se os utentes de farmácias estão a respeitar o comunicado da Inspecção-geral da saúde, que proíbe a venda da Vitamina C do lote 0008 por decomposição.
Entretanto, a Polícia alerta a população no sentido de denunciar possíveis falsos médicos ou enfermeiros a partir dos terminais telefónicos 914041033/041049 ou ainda através do endereço electrónico http://www.policiaeconomica.gv.ao

//

//

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s