RÚSSIA EMPRESTA MIL MILHÕES DE DÓLARES A ANGOLA

Economia

Angola obteve um empréstimo no montante de US$ 1.000 milhões de dólares, a um prazo de sete anos, junto do banco russo VTB Capital.

O empréstimo, concretizado em Agosto, foi contratado à taxa de 7%, tendo sido repassado para o mercado, mais precisamente para um núcleo de investidores privados, como ‘título de participação’ pela instituição russa através de um veículo especialmente criado para o efeito, encontrando-se listado na Holanda, informa hoje o jornal angolano O País.

A operação é mencionada pela agência de notação de risco (rating) Moody´s no seu último relatório respeitante às emissões internacionais de dívida soberana em África em 2012 e 2013 (Internacional Sovereign Issuance in Africa 2012/2013 – a Rating Agency Perspective’), divulgado esta quarta-feira.

Segundo a agência financeira Moody´s, esta emissão indirecta de dívida soberana titulada por parte do Executivo angolano não configura uma emissão de Eurobonds, antecipando entretanto que Angola poderá ser um dos países africanos a proceder a uma colocação de dívida soberana titulada nos dois próximos anos.

Com efeito, Angola (a que a agência de rating atribuiu a notação Ba3) inclui-se entre os seis países africanos que, segundo a Moody´s, poderão vir a estrear-se no mercado de títulos da dívida soberana, designadamente Eurobonds, nos próximos anos. Os outros são o Quénia, Ruanda, Tanzânia, Uganda e Moçambique.

A agência de notação de risco adianta que a maior parte destes países planeia vir a colocar, no mínimo, US$ 500 milhões de dólares de dívida soberana no mercado internacional, o que lhes permitirá passar a integrar o JP Morgan´s Emerging Market Bond Index (EMBIG).

 

apostolado

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: