Hoje é o Dia Nacional da Cultura

Efeméride

Luanda – Comemora-se hoje 8 de Janeiro, o Dia da Cultura Nacional, instituído em 1986, devido ao discurso pronunciado pelo primeiro presidente angolano e fundador da nação, António Agostinho Neto, em 1979, na tomada de posse dos corpos gerentes da União dos Escritores Angolanos (UEA).

A data foi aprovada pelo decreto nº21 e publicado no Diário da República nº 87, I série, de Novembro de 1986, em homenagem ao discurso sobre a Cultura Nacional.
Em 1979, o insigne homem de Cultura, o poeta e Presidente Agostinho Neto, durante a tomada de posse dos corpos gerentes da UEA fez uma abordagem sobre a Cultura Nacional, que, de então a esta parte, passou a ser referência fundamental em todas as discussões sobre a problemática da Cultura angolana.
“(…) a Cultura não pode se inscrever no chauvinismo, nem pretende evitar o dinamismo da vida. A Cultura evolui com as condições materiais e em cada etapa corresponde a uma forma de expressão e de concretização de actos materiais”, disse o poeta Agostinho Neto.
Em reconhecimento ao seu pensamento, relativamente aos problemas que se prendem com a Cultura Nacional, bem como da importância que a cultura possui como um dos elementos constituintes do substrato da unidade nacional e factor essencial na afirmação da soberania do país e promoção do desenvolvimento, foi instituída a data.
A província do Kwanza Sul vai acolher o acto central da jornada alusiva ao Dia da Cultura Nacional, a assinalar-se a oito de Janeiro, com diversas actividades culturais.
Para o efeito, encontra-se já na província do Kwanza Sul uma delegação chefiada pela titular da pasta, Rosa Cruz e Silva, que, entre outras acções, vai proceder ao descerramento da placa identificadora da Igreja da Nossa Senhora da Conceição como património nacional.
O programa de actividades, a decorrer em todo o território nacional, compreende homenagens, seminários, palestras, feiras de artes e cultura, lançamento de livros e brochuras, ciclo de cinema de produção nacional, exposições fotográficas, espectáculos de variedades, jornadas de teatro e dança e visitas a locais de interesse histórico-cultural.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s