NGALA NI HENDA

NGALA NI HENDA

Estou com a cabeça presa ao passado distante no tempo em que os angolanos eram angolanos e não meros zombies como se verifica na actualidade, no tempo que o patriotismo juntava todos em volta da nação e pela nação. Minha mente recua para o tempo em que a terra o solo pátrio era tudo de que mais nos orgulhávamos, no tempo em que nos abraçávamos quando falávamos da nossa terra.

Naquela altura Holdem Roberto, Agostinho Neto e Jonas Savimbi, conduziam os angolanos para aquisição de terra dos nossos avos, a terra dos nossos que foram levando para lá dos oceanos mas deixaram os seus nomes escrito na saudade, saudado que nos inspirava a caminhar na luta pela nossa kibela, Uma kibela multicultural e racial mas que era nossa e nós a queríamos a qualquer preço.

Estou preso no tempo e envolto em lágrimas, lágrimas que se recusam a dar a face pois elas escorrem no interior do meu dilacerado coração, dilacerado pela miséria que nos rodeia em função da “zombieland” que se tornou a nossa kibela. Como foi possível chegarmos a este ponto? Questionam as lágrimas que se escorrem no meu coração. Como um povo que sempre foi unido e ainda mesmo nos matagais de Nvita-a-Nkanga, Ngola Kiluanji e Njinga Mbandi, de Mandume Ya Ndemufayo, Ekwikwi e Mutu Ya Kevela chegou a tão precária condição como aquela que os traidores da pátria nos relegaram no tempo da guerras do Kwata-Kwata?

A loucura pelo enriquecimento desenfreado daqueles que parecem ter herdado o espírito do tempo das guerras do Kwata-Kwata, é tão grande que eles não se importam em vender os filhos de sua própria pátria tirando-lhes a capacidade de sustentação kwatando todos os recursos económicos e financeiro deixando-os miseráveis como vitimas para abutres que esvoaçam os cemitérios e casas mortuárias.

Tenho saudade de nós

Ngala ni jihenda papa Kibela kietu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s