Uíge: Realizada 1ª edição do festival provincial da música gospel

Uíge – Os três primeiros vencedores da primeira edição do festival provincial da música gospel nas categorias de Banda, Solo e Coro foram apurados, neste domingo, na província do Uíge.

·

·

Durante a actividade, denominada “Premio Nacional da Música Gospel”, o grupo de coristas “A Voz dos Anjos Dois” da igreja Metodista sagrou-se em primeiro lugar na categoria de Coro, com 184 votos, seguido sucessivamente pelos grupos “Jeová Jiré” da Igreja IERMA, com 164 votos, e "Sal do Mundo" da IEBA com 163 votos.

Na categoria de Banda, o grupo Peregrino da Igreja Bom Deus ocupou o primeiro lugar, com 185 votos, enquanto as bandas “Vozes Sagradas”, com 147 votos, e “Adorai”, com 135 votos, ficaram nas posições seguintes.

O músico Nino Manuel da Igreja Tocoista venceu na categoria “Solo”, tendo Júlia Viegas, de Bom Deus, e Leonilde, ocupado respectivamente o segundo e terceiro lugares.

Os três primeiros classificados de cada categoria vão representar a província do Uíge, na primeira edição do festival nacional a ser realizado em Maio de 2017, em Luanda.

Falando na cerimónia de abertura, o coordenador da organização do evento, Mendes Francisco, disse que o projecto denominado Prémio Nacional da Música Gospel (PRENMGOSPEL) visa a busca de novos valores da música cristã.

Segundo Mendes Francisco, o governo angolano e os seus parceiros têm empreendido esforços através de diversos programas que visam a inserção de jovens na vida útil, lembrando que "a ocupação dos tempos livres dos jovens é muito importante, através de desporto, música, devoção, meditação e a arte. Estas são muitas das práticas que devem ser encorajadas no seio dos jovens".

Sublinhou que é indispensável que todas as forças vivas da sociedade intervenham com "acções práticas da educação comunitária para elevar a consciência, os valores cívicos, humanitários e patrióticos e fazer de Angola um país bom, estável de cultura e valores socioculturais, espirituais e positivos".

O prémio nacional da música gospel, com periodicidade anual e promovido pela Associação Fraternidade Evangélica Alexandre Kifuati “AFEAK”, tem como objectivo a promoção de valores éticos, morais e cívicos e a edição de discos e DVD das galas finais.

Concorreram ao primeiro prémio provincial da música gospel 16 grupos, provenientes de diferentes igrejas liagadas ao CICA, AEA e CIRA.

A gala da primeira edição provincial contou igualmente com a participação dos músicos Joly Makanda e Guerra Manuel e outros músicos locais, tendo ainda sido presenciada por pastores de várias igrejas cristãs, pelo moderador do CICA, Reverendo Jacinto Henriques, e os deputados da Assembleia Nacional pelo circulo provincial, Eva Kibuba Kangudi e António Victorino

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s