PALANCA, ANANGOLA, BAIRRO POPULAR E .

PALANCA, ANANGOLA, BAIRRO POPULAR E …

Hoje, deu-me um kibuto de saudade de alguns factos da minha curta, longa-metragem vitae que por sinal começou muito cedo…

Ainda bué kandenge, assentava com o Chiquito, nas imediações do cemitério da Santa Ana ali na estrada de Catete, para tirar a poeira aos pops dos passantes que vindos do Anangola, Bairro Popular, Palanca, Terra Nova e sei lá mais de onde achegavam-se para por em dia a vaidade antes colocarem as Inama no alacatrão.

Distante do velho e sem à atenção da velha que de madrugar saia para ilha comprar peixe que depois eram vendidos na praça das corridas no Rangel; brilhar os caifes dos kotas foi a minha primeira tentativa de salu.

Tinha apenas cinco anitos e nem sempre funcionava, os makota que se aproximavam faziam-no mais por pena de verem um pequenino, faminto, sujo e esfarrapado que mal sabia falar, ali aquelas horas do dia as porta das Jindambu com putos mais ou menos vivos.

Certa vez ao passarmos pelas bandas da FAPA-DAA, no Popula, o Chiquito, apontou para um kubico de dois pisos e disse: O teu pai mora ali naquela casa grande! Dai por diante, passei a tudo fazer para passar por aquela rua assim poderia se calhar encontrar com ele. A imagem que guardava do velho remontavam a Banza-Quitele, quando acompanhado do tio Domingos Kambambe, (Deus o tenha) me foram visitar e como presente ganhei uma linda carrinha de cor cinzenta.

Certa vez o papa veio a afim de levar-me a conhecer os meus manos do popula. Naquele dia conheci o Sem Nome (Felizardo Campos), o Jesus, a Mana (Joana Costa), a Avó (Laurentina Campos), e a Ula (Joaquina Castro), o Kwenha ainda era um bebezinho e o Manucho (Octavio Frederico), a Tânia (Tania Campos) e o Nvundo (Orlando Frederico) nem projecto se quer “aqui estou com sorriso nos lábios imaginando reacção deles”. Passei um dos momentos mais felizes da minha infância. O Sem nome, levou-me escada acima até alcançarmos um dos quartos onde ele subindo em um armário entro no tecto falso e puxou de lá uma trouxa com roupas e disse-me “isso é para você”… quando ele disse aquilo o que já era alegria se transformou em felicidades.

Nunca havia tido tanta roupa se não os pouco calções e camisolas na maioria cansados e rotos com os quais passava os dias lá no Palanca..

Naquele dia brincamos até tarde e como alguém que atravessou um deserto e encontrou um oásis no nele comi tudo que se me colocou a frente repetindo vezes que a memoria já se não lembra mais e com uma velocidade fugaz. No final do dia o papa colocou-me no seu Volkswagen Brasília de cor encarnada e levou-me de volta para casa na rua no Palanca.

Foi no Palanca ainda na minha infância que conheci o Carlos Burity, o kota que cantava Maria da bichas música que nos meus dias de menininho fazia muito sucesso e com o qual os amigos abusavam a minha velha que era peixeira na praça das corridas e voltava sempre as cambalhotas cantando os hinos do hinario metodista herança do seu falecido pai o pastor Francisco Sebastião Camindo da Banza Quitelle.

Depois daquele dia, sempre que saísse para as minhas andanças de menino arruaceiro fazia questão de passar em frente ou nas proximidades daquela casa para a distancia apreciar a vida por lá mas tomava sempre os cuidados necessários para não ser visto por ninguém…

Com o meu irmão Chiquito e os amiguinhos de infância andávamos pelo Palanca onde residíamos transpúnhamos o Anangola passando na tia Rosa Camindo e pausávamos em frente o cemitério onde permanecíamos engraxando sapatos e fazendo as nossas travessuras de crianças…

Tenho saudades desta infância passada entre Palanca, Anagola, Pupula sem esquecer do Marcelo Caetano na casa do tio Zambeze…Um dia conto o resto

19/08/2013

Deixe uma Resposta

