Tuberculose a par do VIH/Sida constitui um problema de saúde pública

Tuberculose a par do VIH/Sida constitui um problema de saúde pública


A direcção dos Serviços de Saúde do Estado Maior General das FAA fez a abertura Quinta-feira, 22/03, em Luanda, da Jornada Nacional de Combate à Tuberculose nas Forças Armadas Angolanas, soube a RNA.

O Chefe de Estado Maior General Adjunto para Educação Patriótica das (FAA), Egídio de Sousa Santos disse no acto de abertura que a tuberculose constitui na actualidade, a par do Vih/Sida, um enorme problema de saúde pública a escala universal, com grandes repercussões sociais e familiares.

“A tuberculose tem emergindo em todo o mundo, com resistência aos medicamentos convencionais, por um lado, se tornando a mais importante e letal infecção oportunista que ocorre nos doentes com sida.

Egídio de Sousa, salientou também que a Organização mundial de Saúde (OMS) refere que desde 2006, o número de doentes tem decrescido, assinalando-se também uma ligeira redução na mortalidade, tal como atestam os estudos realizados na China, Índia e em países africanos.

“O mundo e consequentemente todas as seis regiões da OMS estão engajados no cumprimento da meta de desenvolvimento do milénio, que preconiza a redução de novos casos e da mortalidade para a metade dos valores verificados em 1990”, frisou.

De notar que, o dia Mundial da TB foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease – IUATLD).

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de Março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 1/3 da população mundial infectada: 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

Deixe um comentário